sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Pão caseiro delicioso







1 kg de farinha de trigo Tipo 65 biológica
600 g de água
14 gr de sal fino
2 cubos de fermento fresco de padeiro (25 gr cada)




Deite a farinha num alguidar e faça uma cova ao meio. Coloque o fermento esfarelado dentro do buraco e misture a água morna (onde já se desfez  o sal), e vá misturando até que a farinha absorva totalmente a água e faça  uma bola. Amasse muito bem até a massa ficar elástica e começar a fazer bolhas de ar. 

Na borda do alguidar onde está a amassa, faça um sinal colando um pedacinho pequeno de massa à altura de 3 dedos. Tape o alguidar com um pano e depois com uma manta de lã e deixe levedar até a massa aumentar de volume e chegar à altura do sinal que fez no alguidar.
Para acelerar o processo, pode colocar um alguidar pequeno com água quente debaixo do alguidar da massa. (O alguidar da água tem de ser mais pequeno que o da massa).

Quando a massa estiver levedada está boa para tender. Coloque um pouco de farinha na bancada, passe as mãos por farinha e divida a massa em pequenas bolas dando-lhe em seguida o formato desejado.

Leve a cozer em forno de lenha ou forno eléctrico pré aquecido a  180º.




Nota: A farinha Tipo 65 é uma farinha mais "grosseira" ou seja menos refinada e logo mais benéfica para a saúde. Quanto maior for o número do tipo que se encontra na embalagem da farinha, mais percentagem de farelo ela contém.


Ex. de embalagem de farinha Tipo 65









Veja também esta receita de pão Aqui

Printfriendly