terça-feira, 7 de outubro de 2014

Capela do Senhor da Pedra



Capela do Senhor da Pedra








Não foi o  dia perfeito para visitarmos a praia de Miramar, o vento forte e o nevoeiro não são aliados dos fotógrafos, mas mesmo assim não nos sentimos desmotivamos. Depois de estacionarmos o carro e percorrermos a alameda da praia do Senhor da Pedra, avistámos finalmente o rochedo... e lá estava ela, a mística  Capela do Senhor da Pedra!






Construída em 1686 sobre um rochedo na praia de Miramar, esta capela de formato hexagonal  tem sido tema de muitas  lendas ao longo dos anos.
Aqui o religioso mistura-se com o profano. O povo fala em surdina de "bruxaria" junto à capela, talvez por esta ter sido um altar pagão antes de se ter convertido num espaço de devoção católico.
Pensa-se que a capela tenha sido construída na sequência de um milagre. Um grupo de pescadores num dia de mar bravo não conseguia regressar à costa e foram salvos pelo "boi bento" (boi que afagava o menino Jesus na manjedoura).
Hà quem refira a pegada do boi bento nas rochas junto à capela.






Depois de percorrermos o extenso areal, a capela recebe-nos com a sua escadaria de pedra humedecida pelo mar...


À entrada podemos ver dois painéis de azulejos.

No painel do lado direito podemos ler: “A origem do grupo populacional de Gulpilhares remonta a maior antiguidade como bem se demonstra com o notável espólio arqueológico que nesta região tem sido achado”.

O painel do lado esquerdo diz:  ” O local onde se levanta esta capela do senhor da pedra é certamente o mais antigo lugar de culto da freguesia antes de nele se celebrar a Cristo seria altar pagão”.
 











Os mais idosos acreditam, que a imagem de Cristo terá aparecido em cima do  rochedo vinda do mar, e por esse motivo a capela foi ali construída e recebeu o nome de Senhor da Pedra.




Altar mor





















Os habitantes afirmam que é a única capela virada de costas para o mar...





Lenda do Senhor da Pedra

Reza a lenda que, há séculos, os habitantes da freguesia se empenharam em construir uma capela num largo chamado do arraial. Ora quando as paredes começaram a erguer-se, nas pedras da beira-mar surgiu uma luzinha apelativa da atenção de todos. E os de Gulpilhares entenderam a mensagem. Era aquele e não outro o lugar onde deveria ser erguida a capela, que ali tomou o nome de Senhor da Pedra.
O visitante do lugar, se contornar a capelinha, encontrará atrás uma marca na pedra, uma marca em forma de tosca ferradura. Se perguntar a alguém da terra o que vem a ser aquilo, receberá como resposta:
- É a pegada de um boi bento que por ali passou…
"O Grande Livro das Tradições Populares Portuguesas"






A Capela do Senhor da Pedra, também conhecida como "casa dos milagres" é visitada anualmente por centenas de pessoas que são atraídas pela sua magia.


 












Notas

Como chegar:

A capela do Senhor da Pedra situa-se na praia de Miramar, na freguesia de Gulpilhares no concelho de Vila Nova de Gaia.


Romarias:

Anualmente é realizada a romaria ao Senhor da Pedra. Esta festa remonta de uma tradição muito antiga e é realizada no domingo da Santíssima Trindade e prolonga-se até à terça-feira seguinte.




Printfriendly