domingo, 2 de novembro de 2014

Bifanas de Vendas Novas



Bifanas de Vendas Novas



Quem passa por Vendas Novas (Alto Alentejo - Distrito de Évora), é impossível não parar.

 As famosas bifanas de Vendas Novas,  com carne suculenta e finíssima, num pão crocante fazem-nos salivar assim que pensamos nesta localidade, são marca registada desde 2011 e foram nomeadas para as 7 Maravilhas gastronómicas de Portugal.

Tudo começou à 30 anos na  Rua da Boa Vista (estrada N4), quando um café resolveu inventar uma nova forma de confeccionar bifanas. 

Hoje os cafés que servem bifanas crescem como cogumelos dos dois lados da Rua da Boavista, para quem não conhece torna-se uma escolha difícil, até porque  nem todos os cafés servem as  bifanas com o mesmo sabor. As minhas favoritas são as  do Café "O Silva", o atendimento é excelente, principalmente quando o funcionário Luís está de serviço!  
... é ao Luís que dedico este post! Bem haja pela simpatia com que sempre nos recebeu ao longo de 20 anos! :) 







Ingredientes

- 1 Papo-Seco por bifana
 - Lombo de porco
- Alhos
- Vinho branco
- Colorau (uma pitada) 
- Louro
- Sal
- Pimenta

para fritar:

- Margarina vegetal ( é utilizada uma quantidade superior à do óleo)
- Óleo


O verdadeiro segredo das bifanas de Vendas Novas é a qualidade da carne (lombo de porco) e a forma como esta é batida.


Preparação:
Limpa-se muito bem o lombo de porco retirando-se  todas as peles e gorduras. Cortam-se bifes com cerca de um centímetro de espessura e batem-se muito bem dos dois lados com um martelo de bater a carne.
É neste processo que está o verdadeiro segredo. Os bifes têm de ficar transformados numa fina película de carne,  rendilhada pelos bicos do martelo.
Esmague muito bem os alhos, reduzindo-os a uma massa. Coloque os alhos esmagados numa tigela, e adicione o vinho branco ( muito pouco é só para dar um leve gosto), uma pequena pitada de colorau, o louro, o sal e a pimenta moída na hora.
Mergulhe os bifes muito bem batidos nesta marinada e deixe repousar pelo menos meia hora para tomarem gosto.

Cubra com óleo o fundo de uma  frigideira grande e leve ao lume adicionando a margarina.
Quando a gordura estiver quente, retire os alhos e o louro que estiverem agarrados à carne e frite os bifes dos dois lados. Coloque a carne num prato e reserve.
Adicione à gordura que fritou as bifanas, os alhos o louro e o resto do vinho que ficou na tigela da marinada, deixe ferver um bocadinho para a gordura ficar com o sabor dos ingredientes que se adicionaram.

Leve os papo-secos abertos ao meio a tostarem em forno bem quente. Quando retirar o pão do forno passe ligeiramente a parte do miolo pelo molho que fritou as bifanas (este é mais um dos segredos).

Coloque o bife dentro do papo-seco e sirva de imediato! 
A mostarda é o molho mais indicado para se adicionar às bifanas de Vendas Novas, pois faz realçar os seus temperos.
 
 








Printfriendly