sexta-feira, 15 de maio de 2015

Cornucópias








Cornucópias


Ingredientes

Uma embalagem rectangular de massa folhada congelada (500 gr) 
Amêndoa q.b
1 ovo inteiro
Açucar em pó q.b.
Ovos moles q.b.


 Preparação

Deixe a massa folhada descongelar à temperatura ambiente. Polvilhe a bancada ligeiramente com farinha e tenda a massa com o rolo da massa. Corte tiras de massa de mais ou menos 2 cm de largura.
Forre as formas de cornucópias com a massa folhada. Deve começar na ponta fechada da forma (vértice) e ir enrolando a tira de massa sobrepondo um pouco em todas as voltas até à parte mais larga da forma. Na ultima volta pincele um pouquinho de água na ponta  (fim da tira) para a massa colar.
Pincele a massa que está enrolada na forma com ovo batido. Polvilhe com amendoada crua pelada e picada e açúcar em pó. Leve a cozer em forno aquecido a 200º durante cerca de 25 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma rede.
Depois de frias desenforme e recheie com ovos moles.


Ovos moles

8 gemas
250 gr de açúcar
1 dl de água
1 pau de canela
1 casca de limão

Leve ao lume a água com o açúcar, a casca de limão e o pau de canela. Quando atingir o ponto de pérola retire do lume. Passe as gemas por um passador de rede e adicione-as lentamente ao preparado anterior mexendo sempre. Leve ao lume brando mexendo muito bem até engrossar. Depois de frio pode rechear as cornucópias.

Notas

Se não tiver formas de cornucópias, faça cones em cartão e forre-os com papel de alumínio, desenrascam na perfeição. 

Para rechear as cornucópias, coloque os ovos moles dentro de um saco plástico (próprio para alimentos), corte um dos cantos do saco com a tesoura fazendo um pequeno orifício, introduza a ponta dentro das cornucópias e aperte o saco  fazendo sair o recheio.

Polvilhe com açúcar em pó e sirva. 

Printfriendly