domingo, 23 de agosto de 2015

Txikiteo uma tradição do País Basco





Txikiteo uma tradição do País Basco



Não se sabe ao certo quando começou esta tradição basca, que durante muitos anos foi exclusiva dos homens estando vedada às mulheres.

O Txikiteo consiste  numa tradição em que se percorrem  vários bares numa determinada zona, bebendo txikitos ou cañas e comendo Pintxos.

Em San San Sebastián cumprimos a tradição e Txikiteamos pela zona velha da cidade, provando os pintxos de vários bares, acompanhados pelo Txakoli, o vinho típico da região.







Os Pintxos são pequenas doses de comida, que se servem ao balcão dos bares. Desde pequenas fatias de pão mole e estaladiço, onde se coloca uma pequena porção de comida, até pequenas bases de massa em forma de tarte  que se enchem com os mais diversos ingredientes, são muitas as opções e sabores que podemos escolher!
cada bar dá asas à imaginação e surpreende servindo Pintxos de todas as formas, sabores, texturas e ingredientes...






Para cumprir a tradição do Txikiteo basta entrar num bar, dirigir-se ao balcão, colocar num prato os Pintxos que quer comer, e pedir a bebida!
Depois é só deixar-se ir ao sabor da corrente.... ou até onde o estômago aguentar, porque os olhos também comem, e é difícil resistir a tanta coisa boa!
























































O Txakoli é um vinho típico da região, é  frisado, e serve-se com um dispositivo no gargalo afastando a garrafa o máximo que se consegue do copo.



























San Sebastián  (conhecida por Donostia em basco) é uma cidade bastante cativante, estando bem posicionada nas verdejantes colinas dos Pirenéus. É aclamada como a “pérola da costa cantábrica” graças à sua baía em forma de concha, às praias imaculadas, à sua extraordinária gastronomia e aos seus monumentos.




















Notas

Como chegar

Fizemos a viagem de carro, cerca de 860 km.
No entanto a cidade de San sebastian tem excelentes ligações  por avião e  comboio.
Num raio de 100 km existem 3 aeroportos, sendo dois deles internacionais. O aeroporto mais perto encontra-se a  cerca de 20 km do centro da cidade e tem conexões com  Madrid e Barcelona.
Do aeroporto de madrid (Barajas) partem autocarros do terminal 4 directos a San Sebastián, no entanto  a viagem demora cerca de 6 horas.

Onde dormir

A nossa opção foi o Ibis Budget Ciboure Saint Jean de Luz, é barato, e tem um parque privativo de alta segurança para o carro. Esta localização permitiu-nos explorar a região ( San Sebastián, Biarritz e Bilbau).

Onde comer Pintxos

A zona com  maior número de bares onde se podem comer Pintxos é a zona velha da cidade. A melhor hora é ao fim da tarde. Os bares enchem-se de pessoas com muita musica e animação!




Printfriendly