domingo, 13 de setembro de 2015

Museu Guggenheim



Museu Guggenheim



O Museu Guggenheim foi projectado pelo arquitecto  americano Frank Gehry, e tem tido um papel fundamental na revitalização da cidade de Bilbau, inaugurado em 1997 logo se transformou no símbolo da cidade.

A única exposição permanente, é The Matter of Time, uma série de esculturas em aço desenhadas por Richard Serra. As exposições no museu mudam frequentemente e contêm principalmente trabalhos realizados ao largo do século XX.



´


Museu Guggenheim é um excelente exemplo da arquitectura avan-garde do século XX, sendo um dos edifícios  de maior arrojo vanguardistas da actualidade construído em vidro e titânio com um design  em forma de navio ancorado no rio Nervión.  






Apesar do interior do museu não poder ser fotografado, o exterior compensa e não deve perder uma visita às obras de arte que se encontram à sua volta, que tornam esta área externa do museu uma grande galeria de arte a céu aberto...





Os repuxos fazem as delicias dos mais novos que tentam refrescar-se face ao  intenso calor do mês de Julho...














Tulips” - Uma obra de Jeff Koons
Com seu colorido metálico, reflectem os admiradores da obra. 






“Mamá” de Louise Bourgeois

aranha “Mamá” e seus ovos, obra permanente do museu, representam a maternidade com sua força e, ao mesmo tempo, a sua fragilidade.














A praça da entrada principal do Museu está alinhada com a Iparraguirre Street, uma das principais avenidas que atravessam diagonalmente Bilbao.


Na praça da entrada principal somos recebidos pelo  "Puppy" que nos dá as boas vindas!   





Puppy”, de Jeff Koons

 “Puppy”, a figura de um cachorro com 16 metros de altura  feito de aço inoxidável e coberto por flores,  impressionava pela criatividade da obra de Jeff Koons.




Nas ruas perto do museu encontra vários bares que servem Pintxos, não deixe de provar esta especialidade Basca!






O Museu Guggenheim em Bilbau é de longe uma das obras arquitectóicas mais conhecidas no mundo, e é a prova de como um único edifício pode mudar uma cidade. Antes da sua construção Bilbau era considerada uma cidade portuária decrepita, no entanto isso foi alterado logo que o Museu Guggenheim foi inaugurado! Quatro milhões de turistas "invadiram" a cidade nos primeiros três anos após a inauguração, trazendo milhões de euros para a economia local.
Os amantes de arte visitam o local para verem exposições de peças de arte famosas do mundo da arte moderna, mas para a maioria das pessoas o próprio edifício do museu é a estrela das exposições e passam horas observando os painéis de titânio que cobrem o exterior desta jóia da arquitectura moderna. 


Notas:

Endereço: Abandoibarra Etorb., 2, 48009 Bilbao, Bizkaia, Espanha

Horário: 10:00 H - 20:00 H

Metro - Paragem: Moyúa

Onde dormir: A nossa opção foi o Ibis Budget Ciboure Saint Jean de Luz, é barato, e tem um parque privativo de alta segurança para o carro. Esta localização permitiu-nos explorar a região ( San Sebastián, Biarritz e Bilbau).


Como chegar: Fizemos a viagem de carro, no entanto Bilbau conta com um  aeroporto Internacional, também conhecido como La Paloma pela forma arquitectónica, é o maior aeroporto do País Basco.

Sem comentários:

Enviar um comentário