sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Annecy



Annecy

... a Veneza dos Alpes!





Annecy encontra-se situada a 448 metros acima do nível do mar, na margem norte do Lago Annecy nos Alpes Franceses entre Chambery e Genebra.  
Estrategicamente situada entre a Itália a Suiça e a França, esta bela cidade, que é a capital do departamento francês de Alta Saboia Francesa é apelidada de Veneza dos Alpes, e o motivo salta à vista...
O rio Thiou, um rio efluente do Lago de Annecy que juntamente com o Vassé e o canal Saint-Dominique percorrem a cidade, dando-lhe um aspecto à imagem de Veneza.
Os canais são ornamentados com flores fazendo desta cidade uma das mais belas da região Alpina.








O primeiro povoado aqui existente foi criado pelos romanos no século I a.C. Algumas fontes indicam que o nome "Annecy" dado à cidade foi em homenagem a um bravo romano "Annecius". Com a queda do Império Romano, a região tornou-se muito insegura devido às invasões e os habitantes do povoado deslocaram-se para as montanhas em busca de protecção.  Só no século XI a população volta à margem do rio Thiou.
No séc. XII o conde de Genebra veio residir em Annecy tornando-a no centro da reforma católica.

Hoje, Annecy  conta  com uma população residente de cerca de 53 000 habitantes. 






Teatro de Annecy


No edificio do Teatro do lado esquerdo, encontra um posto de informação turística onde lhe oferecem gratuitamente um mapa da cidade.




Largo da Catedral 






Catedral de Annecy
(Cathédrale Saint-Pierre d'Annecy) 

Esta Catedral católico romana construída no século XVI por Jacques Rossel, foi usada durante a revolução francesa como um templo da Razão, "Culte de l'Être suprême" este culto baseado em ideias racionalistas e ateias  pretendia substituir o cristianismo.

Em 1822 foi elevada à categoria de  catedral,  quando a Diocese de Annecy foi criado a partir dos Diocese de Chambéry .
 
É classificada como  monumento nacional da França













Para visitar Annecy praticamente prescindimos do mapa da cidade, basta seguir os canais, atravessar as pequenas pontes e desfrutar da sua beleza...
As casas medievais de diversas cores, as flores nos balcões que dão um colorido especial à paisagem com o seu reflexo nas águas dos canais são de uma beleza ímpar!

























































































































Palais de l’Isle ( Palácio da Ilha)

O Palais de  l’Isle é o símbolo da cidade. Construído no séc. XI, está situado numa pequena ilha do rio Thiou. A sua construção peculiar faz as delicias dos fotógrafos que transformaram este pequeno edifício triangular num dos mais fotografados da França.

Foi construído com o intuito de ser a residência do Senhor de Annecy, mas ao longo dos séc. desempenhou várias funções. Foi residência dos condes de Genebra,  foi  fábrica da moeda, Palácio da Justiça e Prisão.
Hoje pertence ao património histórico Francês e alberga o Centro de Interpretação da arquitectura e do Património. 








Aproveite para descansar um pouco enquanto aprecia a paisagem  numa das esplanadas dos diversos bares junto aos canais, bebendo uma cerveja bem gelada!
Garanto que não se vai arrepender!





























Lac d'Annecy ( lago de Annecy)

Há cerca de 18 000 anos, durante o degelo dos grandes glaciares alpinos surgiu o  'Lac d'Annecy'. É o segundo maior lago da França e considerado um dos mais limpos do mundo!
O lago é uma das grandes atracções de Annecy. As margens estão preparadas para os banhistas, com escadas de acesso à água e pranchas para mergulho. Tem vários espaços destinados a barcos de recreio e zonas destinadas a pesca desportiva.
Durante o Verão as margens do lago têm muita animação, não faltando actividades para os mais pequenos.















Notas

Quando ir 

* A melhor altura para visitar Annecy  é no Verão, pois os balcões nas margens dos canais estão cobertos de vasos de flores, tornando a cidade deslumbrante.


Como chegar

* esta foi mais uma das nossas viagens de carro, mas pode viajar numa companhia low cost a preços muito reduzidos, dependendo da altura do ano. O segredo é comprar com muita antecedência!
Por exemplo a easyject voa para Basel, que fica a cerca de 290 km, basta alugar um carro para conhecer a região!
Se voar para  Paris tem ligação de comboio a  Annecy.


Onde dormir

A oferta é tão vasta que é difícil aconselhar um hotel, depende do que cada um pertende gastar, mas como estamos em tempo de crise, vou aconselhar alguns hotéis onde consegue dormir por preços bastante reduzidos.
Existem muitas cadeias de hotéis baratos para quem quer conhecer a França a preços muito reduzidos. A cadeia premiere classe sem grandes luxos, quartos até três pessoas com casa de banho privativa. "http://www.premiereclasse.com" ou os hotéis Formule 1, quartos até três pessoas, com casa de banho partilhada,  "http://www.accorhotels.com/pt/brands/hotels-formule1.shtml", pode optar por um Ibis budget também a preços muito convidativos mas já com um pouco mais de conforto, quartos até três pessoas com casa de banho privativa. Opções mais caras não faltam na região.


Boa viajem!





Printfriendly