domingo, 3 de abril de 2016

Fábrica de Chá Gorreana


Fábrica de Chá Gorreana
(São Miguel - Açores)






A Fábrica de Chá Gorreana funciona ininterruptamente desde 1883 na Ilha de São Miguel e é um marco incontornável na história, na economia e no turismo do arquipélago dos Açores.
Sendo actualmente a única plantação de chá da Europa, a Gorreana produz um chá considerado de primeira classe.


As centenas de quilómetros de plantação de chá (camélia sinensis) estendem-se das montanhas  até ao mar. Um produto 100% biológico, pois derivado ao clima da ilha as plantações não são afectadas por pragas, o que permite obter um chá puro, sem químicos, corantes ou conservantes.
A colheita realiza-se manualmente entre os meses de Abril e Setembro.








O edifício da Fábrica de Chá Gorreana situa-se junto à estrada, e é impossível passar despercebido, devido às letras vermelhas  pintadas na fachada com o nome da fábrica.





A Fábrica de  Chá Gorreana é um museu vivo, carregado de história e tradição, onde  máquinas Marshal originais datadas de 1840 ainda se encontram em funcionamento.




Actualmente as plantações da Gorreana cobrem uma área de 32 hectares de onde se produzem cerca de 33 toneladas de chá por ano nas variedades de preto e verde. 

























Trilho pedestre chá Gorreana

Esta pequena rota do chá, começa e acaba junto à Fábrica de Chá Gorreana.
Um percurso circular com cerca de 6 km, com duração média de 2 horas






O cheiro do chá fresco e das flores que circundam a propriedade associados à vista deslumbrante sobre o mar azul e o verde inebriante das montanhas ficam na memória de quem visita a Gorreana.






O chá Gorreana tem um sabor muito suave e agradável!
Aliando o prazer de uma chávena de chá aos benefícios para a saúde, dado que contém antioxidantes que evitam a degenerescência de células responsáveis por mais de 50 doenças, temos a combinação perfeita!







Dicas para visitar



Morada

Gorreana – 9625-304 Maia

São Miguel – Açores (Portugal)



Horários para visitar



Segunda a Sexta

8:00 - 20:00

Sábados e Domingos

9:00 - 20:00


Printfriendly