quinta-feira, 2 de julho de 2015

República Dominicana


República Dominicana



A República Dominicana é conhecida em todo o mundo pelo Merengue, esse ritmo quente e contagioso, que invadiu  os cinco continentes e se transformou no símbolo do país. 

Ocupando dois terços da isla La Española ou isla de Santo Domingo (constituída pela República Dominicana e pelo Haiti), num total de 48.671 km quadrados é a segunda maior ilha das Antilhas estando situada no centro do arquipélago muito perto do trópico de Câncer.

Mas quando se fala na República Dominicana, além do Merengue, o que nos vem à memória são as belas praias de areias brancas e água azul turquesa...










Altos de Chávon



Quando se teve de dinamitar a montanha acima do Rio Chavón para a construção de uma estrada em 1976,  Charles Bludhorn, presidente de uma empresa norte-americana, resolveu utilizar a pedra extraída da montanha para construir uma réplica de uma vila  Italiana do séc. XVI.

O projecto ficou a cargo do arquitecto dominicano Jose Antonio Caro e do designer italiano e cineasta Roberto Coppa.

Com a supervisão de Coppa, todo o projecto foi feito de forma artesanal. Com inicio em 1976 a vila foi inaugurada em 1982 com um concerto de Frank Sinatra.

Os Altos de Chavón foi construída como um centro de cultura para os dominicanos residentes, turistas e artistas que aqui trabalham



Passeie pelas ruas de paralelepípedos e aprecie a grandiosidade da arquitectura do passado, enquanto admira cada detalhe artesanal. Com várias lojas, boutiques, galerias de arte, restaurantes gourmet e um museu arqueológico são apenas alguns dos exemplos  que o espera entre as falésias coloridas de Altos de Chavón.









Igreja de Santo Estanislau

A  igreja de St. Stanislaus encontra-se no coração da vila dos Altos de Chavón. St. Stanislaus foi consagrado em 1979 pelo papa João Paulo II.

São celebradas missas católicas todas as semanas, e muitos casais casam nesta magnifica igreja.

 












 Anfiteatro

O anfiteatro dos Altos de Chavón foi construído em estilo grego. Tem 5.000 assentos e foi inaugurado em 1982 com um espectáculo do cantar Frank Sinatra.













Na zona envolvente dos Altos de Chavón pode dar um passeio e apreciar a natureza...




































Rio Chavón

O Rio Chavón  ficou famoso pelos filmes que foram filmados nas suas margens, entre eles estão: "Apocalypse Now", dirigido por Francis Ford Coppola, cenas de ambos os "Rambo": First Blood Part II e Rambo III e "Jurassic Park" dirigido por Steven Spielberg!






Ilha Saona 



A ilha Saona  pertence à República Dominicana, e está integrada no Parque Nacional del Este. É um grande pólo turístico, pois todos os operadores vendem viagens de um dia para se visitar a Ilha, com almoço incluído.  Umas das particularidades desta visita, é o barco que transporta os turistas até à Ilha, parar em alto mar numas piscinas naturais, e onde um dos tripulantes mergulha para apanhar algumas estrelas do mar, que depois de bem observadas pelos turistas voltam ao seu habitat... no meio de alguns mergulhos, é servido rum que os dominicanos denominam "Vitamina R"!









Um paraíso para os apaixonados por águas cristalinas, areias brancas com palmeiras embaladas pela brisa...






Punta Cana

Punta Cana é famosa pelos seus 8 km de praias de areia branca e águas cristalinas, assim como pelos  seus resorts all inclusive.
Este paraíso tropical é dos mais acessíveis das Caraíbas o que faz dele também um dos mais procurados.
Punta Cana fica localizada a sudeste da República Dominicana.



























Actividades desportivas

Actividades desportivas e de lazer não faltam em Punta Cana, muitos resorts têm algumas actividades incluídas no preço.
Barcos com fundo de vidro para se apreciarem os corais e a vida marinha, jet skis, winsurf, caiaque e parasailing, são algumas das muitas actividades que pode usufruir em Punta Cana.





Gastronomia

A bebida mais típica na República Dominicana é o Rum, denominado pelos dominicamos de "Vitamina R", em todos os bares dos resorts encontra dezenas de cocktails à base de rum. Também não pode deixar de provar a cerveja Presidente fabricada na Republica Dominicana e a "Mama Juana" uma bebida típica feita à base de rum, canela, raízes, mel, etc... e que segundo os dominicanos é um poderoso afrodisíaco para os homens.
Os pratos dominicanos misturam arroz, carne, peixe e mariscos. A gastronomia Dominicana tem influencia Espanhola, Africana e Crioula.
Nos resorts encontra comida internacional e nacional.









O Restaurante mais famoso de Punta Cana para se comer marisco, é o Capitain Cook. 
O restaurante é a beira mar, as mesas estão colocadas na areia, tem ambiente descontraído (podemos comer em fato de banho). 
Não é barato (nem chegamos muito bem a saber o que facturaram), mas vale a pena!











Informações adicionais


Clima

Clima tropical marítimo.
A estação dos ciclones estende-se de Junho a Novembro.
Língua
A língua oficial é o espanhol.
Moeda local / Sistema Bancário
Peso dominicano.
Regime de entrada e saída
O passaporte deverá ter a validade de 6 meses. Uma taxa de saída é recebida pela metade aquando da emissão do bilhete de avião, e a outra metade à saída do país. É imperativo ter essa quantia consigo para o embarque do voo de regresso.
Condições de segurança
Deficientes.
A República Dominicana atravessa um período difícil provocado pela degradação da situação económica e social, em que a inflação crescente tem vindo a provocar greves gerais que periodicamente paralisam o país. Os bairros centrais da capital e as regiões turísticas nunca foram, no entanto, afectadas por esses movimentos. Os serviços de hotelaria têm funcionado sempre normalmente.
Há um evidente crescimento da delinquência constituindo os turistas alvos preferenciais sendo, por vezes, vitimas de roubos de documentos de identidade, dinheiro e bagagens.
Deverá manter as habituais cautelas de segurança. Guarde os seus documentos (passaporte, bilhete de identidade, bilhetes de avião, carta de condução, etc) no cofre do hotel e mantenha sempre consigo uma cópia dos mesmos.
Transportes
O estado geral da rede rodoviária é médio. Na época das chuvas a circulação é muito difícil. É preferível utilizar um táxi, barato e relativamente seguro.
Os seguros de viação são praticamente inexistentes e é muito frequente que polícias pouco escrupulosos tentem extorquir aos turistas somas avultadas invocando uma hipotética contravenção ao código da estrada.
Evite alugar um carro sem motorista, uma vez que a circulação é perigosa. É aconselhável não circular à noite fora das cidades e manter sempre as portas trancadas. Não dê boleia a estranhos, pois podem ser ladrões disfarçados.
Cuidados de saúde
É indispensável que qualquer pessoa que se desloque à República Dominicana faça, antes da partida, um seguro que cubra totalmente os encargos com eventuais despesas de saúde no local, bem como os custos de um repatriamento sanitário. Os honorários dos estabelecimentos hospitalares locais de qualidade são muito elevados e devem ser pagos em dólares imediatamente.
Aconselha-se que consulte o seu médico antes de viajar, dando-lhe a conhecer os perigos que existem neste momento. São recomendadas as vacinas contra a difteria, o tétano, a poliomielite, a febre tifóide, as hepatites A e B e a raiva.
Aconselha-se o consumo de água engarrafada, que se vende facilmente em todo o país. Preferencialmente, exija que a garrafa seja aberta à sua frente.
Evite tomar banho em praias não vigiadas e em água doce.
Comunicações
A rede telefónica é boa.
O uso de telemóveis é possível.
Informações úteis
Desaconselha-se a frequência de praias não assinaladas.
Notas:
Não existe representação diplomática portuguesa na República Dominicana, sendo os assuntos de carácter consular acompanhados pelo Consulado Geral de Portugal em Nova Iorque.
Posto honorário de Portugal na República Dominicana
Consulado Honorário em Santo Domingo
Cônsul honorária: Llilda Solano 
Chancelaria: C/Max Henriquez Ureña nº 34, Santo Domingo, RD
República Dominicana
Telefone: +(1 809)  549-3446
Fax: +(1 809) 566-5075
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:
Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
As informações adicionais anteriores são partilhadas daqui








Printfriendly