Estação Ferroviária de São Bento
Porto
A Estação Ferroviária de São Bento situada na Praça Almeida Garret, foi programada desde a segunda metade do século XIX, a sua construção foi precedida da abertura de túnel, através da rocha, com termo na escarpa da Batalha. A estação impôs-se na sequência dos trabalhos. Obra indispensável no quadro do desenvolvimento urbano do Porto na viragem do século XIX para o XX, facilitando as ligações entre o centro mercantil de São bento e as áreas fornecedoras de Campanhã, Alfândega e rio Douro, o projecto consistiu na prova final do curso parisiense do arquitecto portuense José Marques da Silva. Os trabalhos de fundação iniciaram-se em 1900, com o lançamento da primeira pedra pelo Rei D. Carlos, mas a execução do novo edificio só teve lugar a partir de 1904, e a inauguração em 1915.
No átrio destaca-se o revestimento em azulejos de Jorge Colaço, figurando episódios da história Nacional: A Batalha de Arcos de Valdevez, Egas Moniz perante Afonso VII de Castela, a entrada de D. João I no Porto, a conquista de Ceuta e cenas campestres
No interior, a estrutura da nave da gare de passageiros, executada em chapas metálicas e ferro fundido tem 80 metros de comprimento, 14 metros de altura e 20 metros de largura, cobrindo cinco cais de mercadorias e oito linhas de gare.
Trata-se de um equipamento de arquitectura civil, ecléctico, de influência francesa, mais assumida nas torres laterais, dentro de um quadro de inspiração classicizante que serviu de modelo a muitas propostas arquitectónicas e decorativas da viragem do século XIX para o século XX.