quinta-feira, 16 de junho de 2016

São Pedro da Afurada



São Pedro da Afurada


Esta pequena localidade situa-se na margem esquerda do rio douro praticamente junto à foz e só tem cerca de 6500 habitantes. 

Nasce como povoação  no século passado, mas já nos furais de D. Dinis em 1288 e de D. Manuel I em 1518 se fazia referencia a Furada (seu nome primitivo) como sendo um areal próprio para a pesca à varga.
De Ovar, Murtosa, Furadouro e Espinho chegaram os seus primeiros habitantes que se dedicaram a várias fainas de pesca.
Ainda hoje a pesca é a principal actividade dos habitantes da Afurada.





Com o passar dos anos, a Afurada começa a ganhar fama  pela sua intensa actividade piscatória, principalmente pela pesca da sardinha. Aqui foram construidas as primeiras traineiras da região tornando-se a Afurada o principal centro piscatório de Vila Nova de Gaia.

Dada a sua importância como centro piscatório do concelho, no século XIX a Afurada vê ser construído  um bairro com 90 residências para pescadores, uma escola de pesca, um posto da PSP, um posto médico e um posto da Guarda Fiscal.
Em 1952 é elevada a freguesia adoptando S. Pedro como seu padroeiro.
















Aqui temos contacto com as genuínas  mulheres do norte, também elas ligadas à actividade piscatória. Dedicando-se à comercialização do pescado e a ajudarem os companheiros nos rituais da pesca, mas acumulam também as tarefas domésticas... É impossível quem chega à Afurada não ficar encantando com os estendais da roupa! As mulheres da Afurada  lavam a roupa à mão num lavadouro publico e colocam-na a secar em estendais junto ao lavadouro onde pedras do rio seguram as canas que levantam as cordas e onde a roupa se balança ao sabor da brisa como se fosse uma traineira  embalada pelas águas do Douro...
Não fique admirado nem escandalizado com a linguagem "brejeira" destas mulheres do norte, aqui na Afurada fala-se o mais "refinado"  calão!

















Visitar a Afurada é quase uma visita ao passado...
Aqui ainda é possível encontrar mercearias antigas e pequenos restaurantes que parecem ter parado no tempo...












A Afurada merece uma visita pela sua beleza típica como centro piscatório, pelo carácter hospitaleiro das suas gentes e quanto mais não seja pelo excelente peixe fresco que é servido nos seus pequenos restaurantes típicos, assado em grelhadores colocados à porta, com cheiro e sabor a Portugal!








 


Notas

Localização de São Pedro da Afurada



Mapa Google

Printfriendly