sábado, 18 de abril de 2015

Sardinha Assada



Sardinha Assada


A sardinha assada é dos pratos mais apreciados da gastronomia portuguesa. Entre os meses de Maio a Agosto a sardinha veste-se a rigor e é a rainha dos arraiais populares.


Mas sabe o que deve ter em conta na hora de comprar  sardinhas?






 Reconheça a boa sardinha na hora de escolher




Comprar


A escolha do peixe é o mais importante!

O que deve ter em conta na hora de comprar a sardinha:



* Prefira sempre sardinha fresca em vez de congelada;

*Escolha sempre sardinhas mais pequenas em vez das grandes, pois são mais saborosas;

*A sardinha deve apresentar-se rija ao toque;

*A pele deve estar brilhante;

*As guelras devem estar vermelhas;

*As escamas devem estar fixas;

* Os olhos devem estar límpidos e salientes. A córnea deve estar transparente com a  pupila de cor negra;

* Se a sardinha cheirar a amoníaco ou a azedo não está própria para consumo.




Transportar


Depois de comprar a  sardinha, deve transporta-la numa geleira com gelo ou num saco térmico, sempre bem acondicionada de modo a que o calor não altere as suas propriedades.





Conservação


A sardinha deve ser consumida no dia da sua aquisição. Deve ser conservada no frigorífico até 20 minutos antes de ser assada. Se não a poder consumir no próprio dia deve proceder à sua congelação.




Preparação da sardinha



Retire a sardinha do frigorífico cerca de 20 minutos antes de ser assada e coloque-lhe sal. Deve colocar umas pedras de sal nas guelras para ficar com mais sabor. Não retire as escamas nem as tripas. A sardinha deve ser assada inteira.

Ao contrario do que muita gente aconselha, não se deve  colocar qualquer tipo de gordura na sardinha na hora de assar. A própria gordura da sardinha faz com que ela não se cole à grelha!



Preparação do grelhador



A qualidade do carvão é muito importante. O melhor carvão para umas boas brasas é o que é obtido através de lenha de azinho, pois mantém as brasas durante muito tempo em óptimas condições para se grelhar o peixe.

Deve acender o lume e queimar bem a grelha. Quando colocar as sardinhas a assar, a grelha deve estar bem quente.

O carvão deve arder durante algum tempo e não deve estar com labaredas na altura de colocar as sardinhas na grelha.

 


Grelhar

Depois do lume estar no ponto e a grelha bem quente, coloque as sardinhas directamente na grelha e deixe grelhar alguns minutos de cada lado.

Não deixe grelhar demasiado para as sardinhas não ficarem secas.



Servir

As sardinhas podem ser servidas directamente numa fatia de pão, ou no prato acompanhadas por batata cozida e salada de pimentos assados, tomate e pepino. Deve acompanhar com um vinho branco bem gelado.



Dicas

* Para retirar o cheiro das sardinhas das mãos, molhe as mãos com água fria, corte um limão ao meio e esfregue bem as mãos.

* Se optar por utilizar sardinhas congeladas, não as descongele. Lave muito bem as sardinhas, tempere com sal e coloque em cima da grelha!








4 comentários:


  1. Meus Senhores/as estamos sempre a aprender. Ainda vou comer umas congeladas e seguir as dicas, porque não sabia que não se devem descongelar as sardinhas.

    ResponderEliminar
  2. Eu só discordo do vinho branco bem gelado. Primeiro, o branco nunca deve estar gelado mas entre 7 a 10º. Depois, há tintos que acompanham melhor a sardinha.

    ResponderEliminar
  3. Só discordo do vinho ,o acompanhamento da sardinha assada sempre foi o vinho tinto isso é mais uma inventada de quem não gosta de tinto.

    ResponderEliminar
  4. A que tem que depois de assada, a Sardinha tem ser limpa, tirar as escamas e a barrigada, para comer com pão.
    🙋🙋🙋

    ResponderEliminar

Printfriendly