quarta-feira, 20 de maio de 2015

Museu do tamanco em Zaanse Schans




Museu do tamanco em Zaanse Schans












Veja toda a informação sobre Zaanse Schans AQUI








Os Klompem (tamancos de madeira) são um  ícone da cultura holandesa.



Os tamancos de madeira  "klompen" como são designados na Holanda tiveram a a sua origem em 1200 e eram usados pelos trabalhadores do campo para protegerem os pés do frio e da humidade.
Apesar da maioria dos holandeses já não utilizarem este tipo de calçado, algumas pessoas ainda os usam para tratar dos jardins ou trabalharem no campo.
Se perguntarmos a um holandês que usa tamancos de madeira se são confortáveis, ele diz automaticamente que são bastante confortáveis, mas a verdade é que carecem de um período de adaptação, pois assim que experimentamos calçar uns não nos parece que sejam nada confortáveis! No entanto ao fim de algum tempo de adaptação tornam-se confortáveis.
Os Klompen são consideramos bastante saudáveis. Aquecem os pés no Inverno e refrescam no Verão, absorvendo a transpiração e permitindo que os pés respirem. Além disso ajudam a manter uma boa postura corporal.















Em  Zaanse Schans podemos visitar o museu do klompem, onde através de uma exposição ficamos a conhecer a história do tamanco na Holanda. No final algumas máquinas de fabrico de tamancos exemplificam como se faz este calçado que é um ícone do país.





Hoje em dia poucos são os artesão que fabricam estes tamancos de forma tradicional. A maioria são fabricados nas 25 fábricas de klompen que existem na Holanda. Encontram-se lisos, pintados ou esculpidos. O primeiro artista a pintar tamancos de madeira foi Pieter Brueghel em 1550.
Os dois tamancos que formam o par devem ser feitos de madeira que foi extraída da mesma árvore, senão a madeira iria ter reacções diferentes e os tamancos não iriam encolher na mesma proporção.
As madeiras utilizadas para esculpir os klompen à mão, são o plátano, amieiro, salgueiro e álamo enquanto o vidoeiro é utilizado para se fabricarem em máquinas.
Os klompem estão enraizados nos usos e costumes dos holandeses. Era tradição os noivos oferecerem às noivas um par de  klompen esculpidos em madeira.








































Hoje em dia os tamancos de madeira são vendidos principalmente a turistas em lojas de souvenirs, os holandeses procuram-nos em lojas de jardinagem onde os adquirem a preços muito mais reduzidos.


Para saber todas as informações turísticas clique AQUI




Printfriendly