domingo, 31 de maio de 2015

A moda dos cadeados do amor


A moda dos cadeados do amor








A moda dos cadeados do amor transformou-se num fenómeno a nível mundial! Da Itália à Noruega, da Rússia ao Japão da Argentina à Bélgica em todos os países vimos pontes e monumentos ornamentados com cadeados coloridos!

Mas quem inventou a moda dos cadeados e qual o seu significado?



Esta moda mundial deve-se aos dois romances de Federico Moccia – Tre Metri sopra il Cielo (Três Metros Acima do Céu) e Ho Voglia di Te (Quero-te Muito).
De acordo com a lenda, ficarão para sempre juntos os amantes que em Roma  escreveremm os seus nomes num cadeado e o prenderem ao terceiro candeeiro no lado norte da Ponte Milvio, atirando a chave às águas do rio Tibre.
Deste modo o casal consegue amor eterno!


Os jovens apaixonados de Roma começaram a dirigir-se à ponte Ponte Milvio reproduzindo  a cena relatada por Federico Moccia.
Escreviam os seus nomes no cadeado, afixavam-no no poste  de iluminação da ponte e atiravam a chave ao rio, selando assim o seu amor!
O poste central de  iluminação da ponte começou a receber milhares de cadeados destes jovens enamorados, e dos turistas que visitavam o local e lhe seguiam o exemplo, acabando por cair com o peso em Julho de 2007!








Vários casos de desabamento de gradeamentos de pontes já aconteceram um pouco por todo o mundo, sendo um dos mais recentes o da ponte das Artes em Paris, onde  duas das barreiras laterais da ponte sobre o Sena não aguentaram o peso do amor provocado por milhares de cadeados. Informações recentes apontam para a possível remoção de todos os cadeados da ponte.









A moda dos cadeados estendeu-se a toda a Itália  e mais tarde a todo o mundo!
É vulgar verem-se placas municipais por todas as cidades europeias a proibirem a afixação de cadeados e a  a informarem os casais apaixonados que a jura de amor eterno selada com um cadeado,  pode sair-lhe bastante caro, com  multas muito pesadas para quem infringir as regras, mas em vão... Pontes, gradeamentos, postes, tudo serve para prender um cadeado e jurar amor eterno!









 

Printfriendly