segunda-feira, 21 de março de 2016

Alcácer do Sal



Alcácer do Sal


Contornada pela estrada principal, a cidade antiga de Alcácer do Sal (do árabe al-qasr, que significa castelo) está pacificamente aninhada na margem norte do rio Sado.
O imponente castelo terá sido um castro desde o século VI a.C.
Os Fenícios estabeleceram aqui um porto comercial, e mais tarde o castelo tornou-se numa fortaleza dos Romanos.
Reconstruído pelos Mouros, foi finalmente conquistado por D. Afonso II em 1217.

Recebeu foral em 1218. Em 1220, a região foi instituída Cabeça da Ordem de Santiago. Já no séc. XVI, assistiu a um novo impulso de crescimento comercial, com a grande produção de sal, cuja riqueza foi aplicada na construção de igrejas e palácios, sendo também fundado o convento Carmelita de Aracelli, que ocupará o castelo até 1834.

Em 1495 assistiu à aclamação de D.Manuel I como rei de Portugal e, em 1502, ao nascimento do célebre matemático Pedro Nunes. Saliente-se ainda a importância de Alcácer na sustentação dos Descobrimentos portugueses. A qualidade do pinheiro manso que abundava na região foi tida como especialmente conveniente para algumas peças da construção naval, tendo essa madeira sido largamente utilizada na construção das embarcações.






Ponte Metálica Levadiça de Alcácer do Sal

Foi construída entre 1941 e 1945, substituindo a ponte de madeira existente na altura  que se encontrava em muito mau estado de conservação.

















Barcos de pesca do rio Sado




Aves no estuário do Sado

Uma das maiores zonas húmidas do país, o estuário do Sado é também um dos melhores locais para observação de aves em qualquer época do ano.





Printfriendly