sábado, 19 de março de 2016

Porto Covo



Porto Covo
(Alentejo)

Inicialmente foi uma aldeia piscatória, mas depressa as suas magnificas praias consideradas das mais belas do país cativaram os turistas.

Os primeiros registos de Porto Covo remontam aos  meados do século XIII, com apenas quatro casas. No entanto Jacinto Fernandes Bandeira, um comerciante da alta burguesia Pombalina encantou-se pelo local nos finais do século XVIII, e mandou fazer um projecto para a edificação de uma localidade inspirado no traçado  da baixa pombalina de Lisboa.
A enseada e o ancoradouro do Pessegueiro eram utilizados como portos piscatórios e de comércio.







Praias de Porto Covo

Uma das maiores atracções de Porto Covo são as suas magnificas praias, consideradas das mais belas e naturais do país, rodeadas por falésias, revelam-se pequenos paraísos sendo  muito procuradas pelas suas areias brancas e águas cristalinas.
A Praia Grande situada na localidade é uma das mais procuradas pelos turistas, tem bandeira azul e é muito frequentada por surfistas. A não perder também a Praia Pequena, a Praia da Samoqueira, a Praia do Espingardeiro, a Praia dos Aivados, a Praia da Cerca Nova, a Praia da Foz, a Praia dos Buizinhos e Praia da Ilha do Pessegueiro, entre outras.
















Largo Marquês de Pombal

No coração do centro histórico da Aldeia de porto Covo, situa-se o Largo Marquês de Pombal, cuja planta remonta a 1789-1794.
Uma maravilha em termos arquitectónicos!
O largo é rodeado por casas de traço Alentejano com rodapé azul. Ao centro encontra-se um chafariz de pedra ladeado por duas palmeiras.
A Igreja de Nossa Senhora da Soledade, principal monumento da aldeia, também ela enquadrada no traço do largo destaca-se pela sua beleza.








Igreja de Nossa Senhora da Soledade

A Igreja de Porto Covo alberga a imagem da santa padroeira da localidade (Nossa Senhora da Soledade).
Foi construída no século XVIII com projecto de Joaquim Guilherme d'Oliveira.



























Podemos encontrar artesanato típico  Alentejano em várias lojas do largo.











O Porto de Porto Covo





Ilha do Pessegueiro

Em frente a Porto Covo encontra-se a Ilha do Pessegueiro, onde se pode apreciar as ruínas de uma fortaleza do século XVII e as ruínas de um porto romano. No Verão, é possível visitar a ilha fazendo a travessia em barcos de pesca ou em passeios organizados com guias.









Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina


O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) estende-se desde São Torpes, a sul de Sines, até ao Burgau, já na costa sul algarvia, numa faixa marítima de dois km de largura que acompanha a Área Protegida em toda a sua extensão. Abrange territórios nos concelhos de Aljezur, de Odemira, de Sines e de Vila do Bispo.



Para desfrutar da paisagem, opte por chegar a porto covo pela estrada nacional, passando pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Paisagens magnificas, onde a estrada parece dividir dois mundos completamente distintos..... de um lado temos mar, dunas, arribas.... do outro lado temos explorações agrícolas, onde podemos apreciar diversos animais nas pastagens, incluindo avestruzes....











O que comer

A base da gastronomia tradicional do concelho de Sines é o peixe e o marisco. Às lotas do concelho chegam todos os dias os ingredientes frescos que fazem a fama dos numerosos restaurantes de Sines e Porto Covo.


















Notas:




Posto de Turismo de Porto Covo
37.851826,-8.790519
Largo do Mercado - Porto Covo
Telefone: +351 269 959 124


Parque de Campismo


O parque de campismo de Porto Covo, situa-se em Porto Covo, a 500m do mar.  O parque de campismo está dotado de diversas infra-estruturas de apoio, tais como bar convívio, restaurante, mini-mercado, piscina, campo de jogos e parque infantil. Por outro lado, possui também uma estação de serviço para autocaravanas.



Como chegar: 


Saindo de Sines, tome a Estrada Nacional 120 e, após ter percorrido 19 km, vire à direita e siga até Porto Covo.




Printfriendly