terça-feira, 1 de março de 2016

Ecopista do montado - Montemor-o-Novo



Ecopista do montado 
Montemor-o-Novo



O cheiro do campo invade-nos os sentidos numa paisagem incrivelmente verde e infinita, salpicada de sobreiros e azinheiras....
Aqui conseguimos respirar paz!






Ao longo de 12,87 km  encontramos uma paisagem calma  e tranquila de montado Alentejano, onde o tempo insiste em passar devagar.... um local ideal para uma caminhada em contacto com a natureza longe da agitação da cidade!

A ecopista de Montemor-o-Novo atravessa uma importante área natural "O sítio de Monfurado" que alberga espécies de flora e fauna de interesse comunitário. Esta área é dominada por montado de sobro e azinho e é considerada uma zona de grande importância para a preservação de diversas espécies, incluindo algumas espécies de morcegos.

Os carris do antigo caminho de ferro que ligava Montemor-o-Novo à Torre da Gadanha foram removidos, dando origem à Ecopista do Montado, que tem  inicio na antiga estação da CP da cidade de Montemor-o-Novo, com os primeiros 4 km em pavimento betuminoso e os restantes em terra batida, passando pela povoação e respectivo apeadeiro do Paião  e terminando na estação da Torre da Gadanha.
Ao longo do percurso vamos encontrado flores e frutos silvestres, cavalos e vacas a pastarem, ovelhas, coelhos, raposas, saca-rabos, vários tipos de pássaros e insectos, nunca deixando de deitar o olho ao Castelo de Montemor-o-Novo que lá bem no alto do monte maior nos deslumbra com a sua beleza!

Na chegada à Torre da Gadanha somos brindados por uma "alameda de figueiras", que na época de darem fruto nos convidam a uma paragem para nos deliciar-mos com os seus doces e sumarentos figos, numa "luta renhida" pelos mais maduros com as centenas de pássaros por ali fazem as suas refeições.



































Forno de lenha comunitário no apeadeiro do Paião











Notas

O concelho de Montemor-o-Novo localiza-se no Alto Alentejo e pertence ao  distrito de Évora, ocupando  uma área de 1232,3 km2.
Situa-se a cerca de 120 km de Lisboa. Pode chegar através da A6 ou pela estrada nacional.
A Ecopista do Montado tem inicio na antiga estação da CP  no Largo Machado dos Santos.

Mapa Google



Printfriendly