terça-feira, 27 de outubro de 2015

Èze Village


Èze Village



A pequena vila medieval de Èze está localizada a cerca de 12 km de Nice e a 10 km do Mónaco na Côte d’Azur. Muitas vezes apelidada de “Ninho da Águia” por se encontrar no cimo de um penhasco de 427 metros, tem uma vista deslumbrante sobre o mar Mediterrâneo










À medida que vamos subindo as charmosas ruas de Éze, em direção às ruinas do castelo, somos convidados a explorar as diversas galerias de arte, lojas de artesanato, cafés e restaurantes…. E para os amantes dos perfumes, existe uma loja museu da tradicional perfumaria Galimard.
























Os jardins exóticos


A maior atracção de Èze é sem duvida os Jardins exóticos. As plantas não passam basicamente de cactos e pequenas palmeiras que crescem em canteiros por onde serpenteiam pequenos trilhos que nos levam até às ruínas do castelo. Até aqui parece que os jardins não têm nada de especial.... mas quando começamos a subir os pequenos trilhos, somos invadidos por uma sensação de êxtase....
A vista é simplesmente de cortar a respiração. As fotos não conseguem mostrar na integra tudo o que a nossa vista consegue alcançar.... e é tanto!
O mar e o céu tecem um véu em tons de azul do ciano ao cobalto... apetece ficar ali para sempre, a contemplar o mar...
No terraço junto às ruínas um mapa de azulejos orienta-nos, mostrando que em dias de boa visibilidade se consegue avistar trechos de Itália,  a Córsega, Saint-Tropez etc...

Por baixo das ruínas do castelo, existe um espaço contemplativo, onde um pequeno lago com cascata convida a relaxar, ler um bom livro, ou simplesmente sonhar.... 

































Ruínas do Castelo


A terra de deusas

Ao percorrermos os pequenos trilhos dos jardins, iniciamos uma viagem pelo mundo artístico pela poesia e pela botânica.

Desde a entrada até às ruínas do castelo, vamos encontrar algumas esculturas de barro de Jean-Philippe Richard.
Estas mulheres "Deusas da terra" em que maioria os braços estão junto ao corpo, dão a sensação que emergem da terra, como uma crisália que sai do casulo.

O escultor deu a cada uma das estátuas um nome: Margot, Isabeau, Anaïs-de-rosa, Mélissandre, Chloe, Charlotte, Marina ...
Junto a cada escultura encontra-se um pequeno poema.
























Igreja  de Nossa Senhora da Assunção 


Construída sobre as fundações de uma igreja do século XII, a igreja  de Nossa Senhora da Assunção tem classificação de monumento histórico desde 1984.


A igreja foi construída em 1764-78 pelo arquiteto italiano  Antoine Spinelli. A torre sineira, foi construída no século XIX,  tem sido atingida por diversos raios aos longo dos anos que destruíram a cúpula original.























Dicas


Como chegar

Èze fica localizada a cerca de 12 km de Nice e a 10 km do Mónaco, existindo  ligações de autocarro entre as duas localidades e o centro da vila.
Nós fizemos a viagem de carro.
Existe um parque de estacionamento à entrada da vila (junto à estrada para peões que dá acesso à parte medieval), retire um ticket pelo menos para 3 horas, não é caro e evita ter de descer novamente à vila para o carro não ser rebocado. 

Visitar


Na saída do parque de estacionamento, vire à direita  e prepare-se para a subida ;) Caso necessite, logo na primeira rampa  encontra do lado direito um WC publico (pago). 
A visita à vila é gratuita à excepção dos jardins Exóticos (6.00 €) os estudantes têm desconto mediante a apresentação do cartão de estudante.

Onde dormir

Optámos por dormir em Nice no hotel ibis budget Nice Californie Lenval, situado a 100 metros da praia. Os preços são bastante convidativos mesmo no verão. Os quartos não têm ar condicionado e não tem estacionamento privado ao contrário do que faz querer a publicidade do hotel. No entanto existe um parque publico na mesma avenida do hotel onde se pode deixar o carro em segurança (pagámos cerca de 30:00 € por cada 24 horas) se tirar o carro do estacionamento, são cobradas só as horas correspondentes ao tempo que esteve no parque.





Printfriendly