sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Noticias


Dia Mundial do Turismo      
27 de Setembro/2015


“Mil Milhões de Turistas, Mil Milhões de Oportunidades”



O Dia Mundial do Turismo celebra-se desde 1980 com o objectivo de mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social. Considerado um dos maiores sectores económicos do mundo, o turismo assume-se de importância vital para a economia de muitos países, que têm neste sector um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento económico, representando, não só, benefícios económicos, como também benefícios para a promoção da cultura, língua e costumes.
Em 2015 o tema do Dia Mundial do Turismo é "One billion tourists, one billion opportunities".










A mensagem, actual e cheia de conteúdo, refere, por exemplo, que “Mil milhões de turistas, quando bem acolhidos, podem transformar-se em fonte importante de bem-estar e de desenvolvimento sustentável para todo o Planeta. A globalização do turismo leva, além disto, ao nascimento de um sentido cívico individual e colectivo. Cada viajante, ao adotar um critério mais correto para percorrer o mundo, torna-se parte activa na tutela da Terra. O esforço de cada um, multiplicado por mil milhões, torna-se uma grande revolução.”



Alguns municípios irão dinamizar Postos de Turismo, Museus e Centros Históricos com iniciativas que pretendem dar a conhecer aquilo que de mais turístico têm para oferecer:




Zona Centro 


Veja aqui o : Programa


Zona de Lisboa


Seixal e Vila Franca de Xira

Os barcos varinos “Amoroso” e “Liberdade” estarão disponíveis para passeios na sexta-feira, 25 de setembro, no Seixal, e no domingo, 27, em Vila Franca de Xira, sujeitos a inscrição prévia junto dos postos de turismo municipais.


Alcochete


No núcleo antigo da Vila de Alcochete o Dia Mundial do Turismo será celebrado com um espetáculo musical do século XVI, interpretado por um quarteto de sopro e percussão, Il Dolcimelo, no decurso do qual o público é convidado a acompanhar os músicos num percurso por diversos espaços.

Barreiro

No Barreiro decorre, entretanto, uma exposição fotográfica dedicada ao “Varino Pestarola, um Olhar sobre o Barreiro”, além de outras atividades associadas ao património industrial e técnico do concelho.

Loures
Acolhe a Feira Setecentista  em Santo Antão do Tojal, no fim-de-semana, com entrada livre. 

Almada

Os visitantes dos Postos de Turismo de Almada poderão desfrutar de uma degustação de produtos regionais.




Zona Sul


Évora

A Câmara Municipal de Évora vai promover um conjunto de iniciativas, das quais destacamos: o lançamento de um novo roteiro da cidade, "Évora Imperdível", suporte de informação dirigido preferencialmente para apoio dos visitantes de curta duração, onde se destacam os mais icónicos sítios de relevo artístico/arquitetónico, paisagístico e gastronómico; a apresentação pública de um novo "sítio na Internet", denominado "Évora Turismo", pensado para todos os que, a partir de qualquer lugar do mundo, pretendem fazer uma visita virtual à cidade e ao concelho, antes, durante ou depois da visita presencial.


No dia 25 de Setembro, terá lugar na sede da Confraria da Moenga, a Tertúlia Gastronómica "De boca aberta… O Cante, o Comer e as Bases de Dados", moderada por Paulo Lima. Esta iniciativa contará com a participação especial do Grupo de Cantares "Os Almocreves"



 Na tarde do Dia 27 terão lugar três visitas guiadas: às 14h30, com saída da zona exterior do Posto de Turismo, tem início uma visita guiada ao Centro Histórico, que será conduzida em português e inglês; às 15h00, no Palácio D. Manuel, decorrerá uma visita guiada à exposição "O Paço e a Cidade – cinco séculos, uma memória"; às 17h00 terá lugar mais uma viagem à "Évora Islâmica" tendo com ponto de partida o Posto de Turismo.



Estremoz


Em parceria com a CERCIEstremoz será organizada uma pequena Feira "Turismo Solidário" no sábado dia 26 de setembro, das 10:00 às 13:00 horas, em frente ao Posto de Turismo de Estremoz, e durante a tarde de sábado e o dia de domingo no Posto de Turismo, com venda de trabalhos realizados pelos utentes daquela instituição.

Durante o fim-de-semana serão entregues lembranças a todos aqueles que visitarem a feira e o posto de turismo, para que mais tarde possam recordar a sua visita ao nosso concelho.

Para além destas iniciativas a decorrer no Posto de Turismo, durante o Dia Mundial do Turismo o Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho e o Centro de Ciência Viva de Estremoz terão entrada gratuita para todos os visitantes. Trata-se de uma oportunidade de conhecer melhor estes dois espaços museológicos da cidade e que não pode mesmo perder.




Ilhas




Madeira 


25 de setembro ( sexta-feira)
10h00 – 11h00 – 14h30 – Visitas guiadas gratuitas aos Paços do Concelho
Promovidas pela Associação Académica da UMA

26 de setembro ( sábado)
11h00 – 12h30 – 14h30 - Visitas guiadas gratuitas ao Colégio dos Jesuítas 

Promovidas pela Associação Académica da UMA

Entrada livre nos Museus: 
Museu “Casa da Luz”

27 de setembro (domingo)
Entrada livre nos Jardins: 
Botânico, Quinta da Boa Vista, Orquídea e Jardins do Palheiro.

Entrada livre nos Museus: 
Museu Quinta das Cruzes, 
Museu Casa Colombo (Porto Santo), 
Museu Henrique e Francisco Franco
Museu do Açúcar e da Cidade
Museu de Arte Sacra
Museu da Baleia (Caniçal)


Outras iniciativas na Baixa do Funchal – (Praça do Povo)


Das 11h00 às 12h00 e das 17h00 às 18h00 - Atuação de Grupo Folclórico 

Das 15h00 às 16h00 - Atuação da Banda Municipal do Funchal

Palácio de São Lourenço 
16h00 - Atuação de ensemble de saxofones “Vento do Norte” (entrada livre)

Teatro Municipal Baltazar Dias

18h00 - Concerto pela Orquestra Clássica da Madeira

Aeroporto Internacional da Madeira
16h00 - 20h00 - Atuação de Grupo Folclórico 


Preços Especiais
Douro Acima Citysightseeing (autocarros vermelhos)
Desconto especial de 25% (9,00 € adulto e 4,5 € criança)

Yellow Bus Sightseeing Tours
Upgrade gratuito dos “Single tours” para o combinado 3 em 1 (válido por 48h)

Tuk Tuk Madeira
Desconto 10% de desconto em todos os tours



Açores


A Câmara da Ribeira Grande preparou um conjunto de iniciativas que visam registar a efeméride, com especial destaque para as visitas guiadas ao Centro Interpretativo da Caldeira Velha e à Lagoa do Fogo.
Estas visitas ocorrerão no domingo, às 10.30 e às 14.30 horas, ambas com concentração junto ao Teatro Ribeiragrandense, de onde sairá um autocarro em direção aos destinos selecionados.
Os interessados em participar deverão inscrever-se – os lugares são limitados a 40 presenças por cada viagem – através do e-mail postodeturismo@cm-ribeiragrande.pt ou pelo telefone 296 474 332. 
No dia 26 pelas 10.00 horas, o Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha e a Associação Geoparque Açores promovem um peddy-paper no Pico Queimado.
Este tem o objetivo de divulgar os valores ambientais, conferindo elevada importância à interpretação ambiental e geoconservação do nosso património geológico, bem como celebrar datas comemorativas que decorreram durante o mês de Setembro, nomeadamente o Dia Europeu do Pedestrianismo e Semana Europeia da Mobilidade.
As inscrições são obrigatórias (máximo de 25 pessoas) e podem ser feitas em https://docs.google.com/forms/d/1AedKHr-jQq7IwDUwOUBHgHn_ipSLnDsFPTtGeLj5Mps/viewform




















Sem comentários:

Enviar um comentário