sábado, 20 de dezembro de 2014

Bacalhau com Broa e Batatas a Murro



Em noite de Consoada o  bacalhau é rei na mesa dos Portugueses. Em alguns locais do país a tradição manda que seja  comido cozido acompanhado por couves e batatas  e bem regado com azeite, noutras zonas come-se com broa de milho! 
A viagem gastronómica que fazemos hoje leva-nos a provar o bacalhau com broa...


 Bacalhau com Broa e Batatas a Murro


Vamos necessitar de:

Uma posta de bacalhau por pessoa
Azeite q.b.
Salsa q.b.
Alho qb.
Cebola q.b
Leite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Broa de milho q.b.
Sumo de limão q.b
Batatas miudinhas para assar

Misture muito bem o leite com o sumo de limão e a pimenta. Coloque as postas de bacalhau (sem sal, o ideal é utilizar lombos de bacalhau congelados) numa taça e cubra com o preparado. Tape com uma película aderente e coloque no frigorífico cerca de 3 horas.
Entretanto coza as batatatinhas em água e sal.  
Passadas as três horas, coloque as postas de bacalhau num tacho com o liquido da marinada e deixe ferver cerca de 1 minuto.
Cubra o fundo de um tabuleiro com uma camada generosa de cebola cortada em meias luas e coloque por cima o bacalhau (sem o liquido da cozedura) e leve ao forno cerca de 17 minutos.
Enquanto o bacalhau está no forno prepare as migas de broa para a cobertura.
Desfaça  a broa  em migalhas numa taça, adicione o alho e a salsa picadinhos e misture tudo muito bem. Retire do tabuleiro que está no forno com o bacalhau o azeite necessário para ligar a broa e os restantes ingredientes de forma a obter uma pasta.
Retire o tabuleiro do forno e cubra o bacalhau com as migas de broa. Dê um pequeno murro em cada batata e coloque-as à volta das postas de bacalhau. Regue-as com o azeite do molho.
Coloque novamente o tabuleiro no forno até as migas de broa estarem bem tostadinhas.
Enfeite com azeitonas e salsa. Acompanhe com salada mista.

Bom apetite!




2 comentários: