sábado, 8 de dezembro de 2012

Pão Alentejano com chouriço caseiro





Pão Alentejano com chouriço caseiro


Ingredientes

1 kg de farinha T 65 sem fermento
14 g de sal 
600 ml de água morna
2 cubos de fermento fresco de padeiro para pão

Chouriço Alentejano q.b.


Preparação

Deitar a farinha num alguidar, fazer uma cova ao meio e colocar o fermento esfarelado dentro do buraco. Desfazer a farinha aos poucos com a mão enquanto misture a água morna e o sal, de modo a  que a farinha absorva totalmente a água. Misturar tudo até fazer uma bola. Amassar, muito bem até a massa ficar elástica e começar a fazer bolhas de ar. 

Deixar a massa repousar 2 horas para levedar.
O alguidar da massa deve ser tapado com um cobertor de lã e colocado num sitio quente (perto do forno ou de um aquecedor) enquanto está a levedar.

Quando a massa tiver dobrado de volume,  divida-a em pequenas bolas, e deixe-as repousar mais um pouco num tabuleiro tapadas com um pano, até dobrarem de volume. 

Finalmente, estique as bolas e espalme-as em cima de uma tábua de cozinha, coloque várias fatias de chouriço caseiro Alentejano em cima da massa e dobre, sobrepondo as pontas.

Leve a cozer em forno de lenha.

(se não tiver forno de lenha, coza no forno eléctrico, não fica igual mas também é muito bom)








Cá em casa a tarefa de fazer pão cabe ao meu marido.... e garanto que ninguém faz pão como
ele. Tem sabor a Alentejo!
Este pão com chouriço caseiro é divinal!






8 comentários:

  1. Querida Luisa, qual é o peso dum cubo de fermento fresco (no meu país, o standard peso dum tal cubo é 50 g)? Em quantas pequenas bolas se divida esse volume de massa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que usamos cá em casa é o "Levital" são cubos de 25 gramas e dão para 500 gr de farinha. Por isso se fizermos a massa com um kg de farinha, necessitamos de 2 cubos. Se o fermento que costuma utilizar no seu pais são cubos de 50 gr, então só necessita de um. É difícil dizer em quantas bolas se divide, podemos fazer os pães com chouriço todos do mesmo tamanho, ou de vários tamanhos, para este que tem na foto, utilizei uma bola de massa mais ou menos tamanho de uma laranja. Pode fazer com chouriço, com pedacinhos de bacon e oregãos, com farinheira, etc... Espere que goste tanto como nós cá em casa!

      Eliminar
    2. Obrigado! Vou experimentar, e logo se vé! :-)

      Eliminar
  2. Se em vez de 1Kg de farinha 65 usar só 750gr e juntar 250gr de farinha 80 (ou seja farelo de trigo) então, terá o verdadeiro Pão Alentejano. De comer e chorar por mais........

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Luisa. Gostava de saber quanto tempo +- é preciso para coser . É que nunca cozi pão. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Ola muito boa a receita. Uma dica para quem nao consegue encontrar fermento biologico fresco, pode substituir pelo fermento biologico seco com os mesmo resultados. A equivalencia e simples divide se as gramas de fermento biologico fresco por 3 e o resultado equivale as gramas de fermento seco que vai usar na receita. Isto e valido para todas as receitas que utilizem fermento fresco , querendo usar fermento seco, dividir sempre por 3 . ATENCAO, fermento biologico seco nao e o mesmo que o fermento seco para bolos, esse e fermento quimico e nao serve para fazer massas levedas. Na duvida ler o rotulo.

    ResponderEliminar
  5. A farinha pode ser a branca de neve?

    ResponderEliminar
  6. Num forno elétrico a que temperatura devemos meter e quanto tempo

    ResponderEliminar

Printfriendly