sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Pão


Pão








1 kg de farinha de trigo Tipo 65 biológica
600 g de água
14 gr de sal fino
2 cubos de fermento fresco de padeiro (25 gr cada)




Deite a farinha num alguidar e faça uma cova ao meio. Coloque o fermento esfarelado dentro do buraco e misture a água morna (onde já se desfez  o sal), e vá misturando até que a farinha absorva totalmente a água e faça  uma bola. Amasse muito bem até a massa ficar elástica e começar a fazer bolhas de ar. 

Na borda do alguidar onde está a amassa, faça um sinal colando um pedacinho pequeno de massa à altura de 3 dedos. Tape o alguidar com um pano e depois com uma manta de lã e deixe levedar até a massa aumentar de volume e chegar à altura do sinal que fez no alguidar.
Para acelerar o processo, pode colocar um alguidar pequeno com água quente debaixo do alguidar da massa. (O alguidar da água tem de ser mais pequeno que o da massa).

Quando a massa estiver levedada está boa para tender. Coloque um pouco de farinha na bancada, passe as mãos por farinha e divida a massa em pequenas bolas dando-lhe em seguida o formato desejado.

Leve a cozer em forno de lenha ou forno eléctrico pré aquecido a  180º.




Nota: A farinha Tipo 65 é uma farinha mais "grosseira" ou seja menos refinada e logo mais benéfica para a saúde. Quanto maior for o número do tipo que se encontra na embalagem da farinha, mais percentagem de farelo ela contém.


Ex. de embalagem de farinha Tipo 65









Veja também esta receita de pão Aqui

2 comentários: