segunda-feira, 23 de março de 2015

Castelo dos Mouros



Castelo dos Mouros

Sintra


"sintra é o único lugar do país em que a história se fez jardim. Porque toda a legenda converge para aí e os seus próprios monumentos falam menos do passado do que um eterno presente de verdura. E a memória do que foi mesmo em tragédia desvanece-se no ar ou reverdece numa hera de um muro antigo."

Vergílio Ferreira



O Castelo dos Mouros é uma fortificação militar que remonta ao séc. IX, período de ocupação muçulmana do território.
A sua função seria de atalaia, pela sua posição privilegiada face à vigilância da linha da costa de Lisboa.







Duas cinturas de muralhas contornam de forma irregular os blocos graníticos da serra, por entre penedos e sobre íngremes penhascos. Ao longo dos caminhos de ronda é possível admirar uma paisagem única que exibe, em primeiro plano, a vila, o Paço de Sintra, o Palácio da Pena e a serra e, para além destes, a extensa planície a norte e o oceano Atlântico.






 A configuração atual do Castelo dos Mouros é fruto de diversas campanhas e acontecimentos, destacando-se as intervenções realizadas durante a primeira dinastia, iniciadas por D. Afonso Henriques após a tomada de Lisboa e Santarém (1147); até à utilização da fortificação no reinado de D. Fernando I (1383); os danos causados pelo terramoto de 1755; as obras de restauro de D. Fernando II no século XIX, ao gosto romântico da época, e ainda as intervenções conduzidas pela Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, no século XX. Até à implementação do projeto de requalificação global “À Conquista do Castelo”, conduzido pela Parques de Sintra-Monte da Lua, o Castelo não teve grandes alterações.










O Castelo dos Mouros foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e integra-se na Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade desde 1995.








Por entre as ameias, podemos observar o Palácio Nacional de Sintra, também conhecido como Palácio da Vila.















À medida que vamos caminhando pelos caminhos da ronda, vamos ficando extasiados com a paisagem que observamos. Ao longe a ponte  25 de Abril e o Cristo Rei, mais perto palacetes envolvidos pela vegetação da serra...




Ao longe avista-se a  Quinta da Regaleira.
Pode ver o post da Quinta da Regaleira no Blog: AQUI

























 Vista para o Palácio da Pena

 














































Informações Adicionais:



Mapa do Castelo








1- 2ª cintura de Muralhas

2- Pano de Muralhas

3- Silos

4- Casa do Guarda

5- Sitio arqueológico

6- Memorial/Ossário

7- Igreja de S. Pedro de Canaferrim

8- Casa dos Cavaleiros

9- Alcáçova

10- Cisterna

11- Porta da traição

12- Torre real


Localização:

Estrada da Pena
2710-609 Sintra 

Printfriendly