O Bom Jesus do Monte cujas origens remontam ao principio do século XIV, é considerado o exlibris da cidade de Braga, sendo a maior atracão turística-religiosa da região.
Um majestoso conjunto arquitectónico, onde predomina a arquitetura religiosa, barroca, rococó e neoclássica, com um enorme escadório, onde se implantam as capelas da Via Sacra e várias fontes.
O escadório é o símbolo da ascensão, da transcendência para o divino.
O percurso sagrado da ViaSacra!
A longa escadaria do Bom Jesus, desde o Pórtico ao Terreiro de Moisés (34 degraus abaixo do adro), tem um desnível de 116 metros, com mais de cinco centenas de degraus em granito e está dividida em três partes: Escadório do Pórtico, Escadório dos Cinco Sentidos e Escadório das Três Virtudes.
O actual santuário, da autoria do arquitecto bracarense Carlos Amarante, é um significativo exemplar e uma das primeiras edificações do neoclássico português.
O altar mor, construído sobre uma única pedra granítica, representa a cena do Calvário. O risco do retábulo da capela mor é da autoria de Carlos Amarante e executado pelo mestre entalhador João Martins Coelho de S. Martinho de Sande.
Para visitar o Bom Jesus, deixe o carro no parque de estacionamento e apanhe o funicular. Não se irá arrepender.
Uma viagem carregada de história e de magia, pela mata do Bom Jesus.
Funicular
Classificado como Imóvel de Interesse Público, funciona como ícone da engenharia portuguesa do século XIX.
Seguindo um percurso paralelo ao escadório, o Funicular faz a ligação entre a parte baixa da montanha e o Santuário do Bom Jesus de Braga, terminando a viagem junto à estátua de São Longuinho. Com projecto da autoria do engenheiro suíço Niklaus Riggenbach foi inaugurado a 25 de Março de 1882.
Estátua de São Longuinho |
Uma bonita gruta artificial, jardins frondosos e fontanários convidam a um passeio relaxante antes de voltarmos a descer pelo funicular.
Notas:
Para chegarmos ao Santuário do Bom Jesus de Braga podemos utilizar o Funicular, subir a longa escadaria ou utilizar o carro.
Se deixar o carro no primeiro parque de estacionamento não paga nada. Se quiser levar o carro mesmo até ao pé do Santuário (mais 100 metros) paga uma taxa. (pagámos 1.00€ - Dez. de 2016)
A entrada no Santuário é gratuita.
Horário da Basílica todos os dias:
Verão – 8H00 às 19H00.
Inverno – 09H00 às 18H00
Verão – 8H00 às 19H00.
Inverno – 09H00 às 18H00
Horário do Funicular todos os dias:
Verão – 09H00 às 20H00
Inverno – 09H00 às 19H00
Preço: Uma viagem – 1,20 euro Duas viagens – 2,00 euros
N 41º 33' 16,38'' ,W 8º 22' 38,28''