domingo, 12 de março de 2017

Capela de São Pedro – Santiago do Cacém





A Capela de São Pedro é a imagem de marca de Santiago do Cacém.

Esta pequena capela rural construída na segunda metade do século XVI e que foi vítima dos vários sismos que afectaram Santiago do Cacém ao longo dos séculos, encontra-se situada na encosta dentro da Zona Especial de Protecção do Castelo e Igreja Matriz de Santiago do Cacém.

Com paredes de alvenaria caiadas com rodapé azul, destaca-se a antiga galilé hoje descoberta, que antecede a porta da ermida. Trata-se de um pátio calcetado, rodeado por bancos de alvenaria cobertos por tijoleira, encerrado por dois pares de arcos de volta perfeita apoiados em gigantes ou contrafortes, nos alçados norte e sul; neste último alçado sobrepõe-se um campanário recortado. O acesso faz-se pelo alçado leste, através de um único arco com moldura pintada em azul e também de volta perfeita.



















Santiago do Cacém é um dos maiores concelhos de Portugal, sendo limitado a norte pelo concelho de Grândola; a nordeste, por Ferreira do Alentejo; a leste, por Aljustrel; a sul, por Ourique e Odemira e a oeste, por Sines com uma faixa litoral.

Printfriendly