terça-feira, 21 de março de 2017

Santuário de Nossa Senhora do Sameiro




O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro em Braga é um dos locais de culto mariano mais visitados em Portugal.

Mandado construir no séc. XIX, pelo Padre Martinho da Silva, em estilo neoclássico, recebeu a visita de João Paulo II em 1982.

São milhares os devotos que anualmente visitam o santuário principalmente durante as peregrinações do 1º Domingo de Junho e do último domingo de Agosto.



Situado no cimo de um monte com 566 metros de altitude, a sua cúpula pode ser avistada de muitos pontos na cidade de Braga.




A Basílica Construída em forma de cruz latina, onde sobressaem o zimbório e duas torres que contêm o carrilhão de sinos,destaca-se no seu interior o sacrário de prata que podemos ver no altar-mor e a imagem da padroeira, feita em Roma pelo escultor Eugénio Maccagnani e benzida pelo Papa Pio IX que ostenta uma coroa e ouro com 2,5 kg .


Passadeira das promessas 





Dado o grande número de peregrinos que se deslocam ao santuário em determinadas datas, foi necessário ampliar o espaço de culto, escavando-se no subsolo da Basílica uma cripta que foi Inaugurada a 17 de Junho de 1979.



Em frente à Cripta, estende-se um escadório, com 265 degraus, que termina na estrada que nos conduz ao Bom Jesus e fornece uma das melhores vistas sobre a cidade quando está bom tempo.







Printfriendly