quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Morgado







Morgado

Doce conventual






Ingredientes:

400g de Açúcar
6 Ovos
1 colher de sopa de Farinha
1 colher de sopa de Manteiga
250g de Amêndoa moída
200g de Doce de Gila
Fios de ovos

Preparação:

Bata muito bem os ovos com o açúcar. Junte a farinha e a manteiga previamente derretida, continuando  a mexer até obter um creme homogéneo.
Por fim, adicione o doce de gila e a amêndoa ralada.
Envolva bem e transfira o preparado para uma forma untada com manteiga, forrada com papel vegetal também untado e polvilhada com farinha.

Leve ao forno e deixe cozer. Quando estiver dourado e o palito sair limpo, retire do forno.
Desenforme e cobra com fios de ovos.




4 comentários:

  1. Quando li "morgado" fiquei curioso porque é raro ver uma receita deste bolo algarvio, mas quando vi "conventual" fiquei surpreso. Vamos por partes, como diz o povo "há muitas marias na terra" também se pode dizer que há muitos "morgados na terra" conventual é que não me parece que seja. O morgado algarvio é um bolo que tem uma aparência depois de cortado que mostra várias camadas perfeitamente individualizadas, doce de gila, doce de ovos mais uma de gila e outra de ovos e isso tudo é envolvido por uma "casca" de massa de amêndoa. no seu aspecto exterior tanto pode ser simples só polvilhado de açúcar ou coberto de massa-pão com mais ou menos arte conforme o gosto e a habilidade do pasteleiro. Com fios de ovos só, é que não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Morgado que aqui apresentamos é um doce de origem conventual de Évora.
      É uma receita que era confeccionada nos conventos da região. Hoje pode encontrar
      este doce na maioria dos restaurantes da cidade e do distrito, com a variante que
      em alguns locais é servido com fios de ovos por cima e noutros simples sem fios de ovos. É um dos doces mais típicos da região!

      Eliminar
  2. Sou brasileira e muitas denominações de doces pra mim são novas e desconhecidas. Por favor, gostaria de saber mais sobre esse "doce de Gila". É uma fruta? Se sim, existem outras denominações para ela?

    ResponderEliminar
  3. Gila não é uma fruta, mas sim um tipo de abobora.

    ResponderEliminar