quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Rodelas de ananás cristalizadas




Rodelas de ananás cristalizadas







Cristalizar é um processo tecnicamente fácil mas que requer muito tempo. O resultado contudo, vale o esforço.



Ingredientes

1 ananás grande descascado e cortado ás fatias de 1,5 cm (retire o centro)
1 kg de açúcar
Sumo de um limão



Como preparar



1- Coloque as rodelas de ananás num tacho com a água suficiente para cobri-las. Quando começar a ferver reduza a lume brando e deixe cozer cerca de 15 a 20 minutos, até as rodelas estarem meio amolecidas. Escorra muito bem e coloque-as numa taça de vidro.

2- Deite num tacho um litro do liquido em que cozinhou o ananás passado por um passador de rede. Junte 250 gr de açúcar e o sumo do limão. Deixe ferver 3 minutos mexendo de vez em quando para ajudar a dissolver o açúcar.

3- Deite a calda obtida por cima das rodelas de ananás, coloque um prato de louça pequeno em cima das rodelas de modo a garantir que fiquem bem mergulhadas. O peso do prato vai obrigar as rodelas a ficarem submersas.
Deixe em repouso 24 horas à temperatura ambiente.

4- No dia seguinte escorra muito bem as rodelas de ananás e coloque a calda num tacho.
Junte à calda  100 gr de açúcar e leve ao lume a dissolver o açúcar cerca de 2 minutos. Retire a espuma e coloque o liquido novamente em cima das rodelas de ananás. Volte a colocar o prato em cima e deixe em repouso mais 24 horas.

5- No dia seguinte repita o ponto 4 e deixe repousar mais 24 horas.

6- No dia seguinte volte a fazer a mesma operação. Escorra o ananás, coloque a calda num tacho, junte 150 gr de açúcar deixe ferver 2 minutos, retire a espuma, deite o liquido por cima do ananás, coloque o prato de louça em cima e deixe repousar mais 24 horas à temperatura ambiente.

7- No dia seguinte repita a operação do ponto 6. deixe repousar mais 24 horas.

8- escorra as rodelas, volte a colocar a calda num tacho e junte o restante açúcar. Deixe ferver 2 minutos, retire a espuma e verta a calda por cima das rodelas. Coloque o prato em cima para fazer peso e deixe em repouso 48 horas.

9- Coloque a calda e as rodelas num tacho e deixe ferver em lume brando cerca de 5 minutos.
Retire as rodelas com uma espumadeira e coloque-as em cima de uma grelha, em cima de um tabuleiro de ir ao forno forrado com papel de alumínio.
Deixe arrefecer completamente.

10- Aqueça o forno a 120º. coloque o tabuleiro com a grelha e deixe a porta do forno ligeiramente aberta, desligue o forno e deixe o ananás lá dentro cerca de 12-24 horas. O ananás tem de ficar seco mas ligeiramente pegajoso ao  toque. Se necessário ligue um pouco mais o forno alguns minutos (sempre com a porta do forno entreaberta) até o ananás atingir o ponto pretendido. (Se necessitar de ligar novamente o forno tenha muita atenção para não aquecer demasiado, o processo de secagem tem de ser lento).

Conserve numa caixa hermeticamente fechada.

Printfriendly